segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como escolher a franquia ideal

Muitas são as dúvidas na hora de escolher qual a melhor franquia para investir. Porte do empreendimento, representatividade da marca e retorno financeiro são as preocupações mais comuns entre os interessados que, muitas vezes, apostam grande parte de suas economias na abertura do negócio. Diante disso, consultores em franchising ressaltam que a escolha do empreendimento deve acontecer após uma análise cuidadosa do modelo da franquia. Certificar-se de que os franqueadores oferecem suporte e treinamento adequados, por exemplo, é um dos aspectos que aumentam as chances de sucesso do empreendimento.

“É mito dizer que empreendedores gostam de riscos. Na verdade, eles calculam precisamente como agir em situações inesperadas. Por isso, o ideal é não ter pressa na hora de escolher o tipo da franquia e diminuir as possibilidades de insatisfação com o negócio”, afirma Leonardo Filardi, professor de empreendedorismo do Ibmec.

Com o mercado aquecido, o setor de franchising cresce 20,4% ao ano e tem nas atividades relacionadas à alimentação e vestuário os segmentos mais representativos. A despeito dessa preferência, Maria Cristina Franco, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), lembra aos interessados que apesar de algumas franquias oferecerem taxas de investimento iniciais reduzidas, é preciso ter reservas antes de começar o negócio. “Não aconselho o empresário a abrir uma franquia com pouco capital, já que durante o processo de maturação haverá imprevistos e o aporte financeiro será fundamental”, diz.

Se você está buscando uma oportunidade para investir em franquias, veja dicas dos especialistas em franchising:

400_F_13877002_NTz6tl733be7Ea7VudTZZaBGE6tDhSYu 1ª - Avalie seu perfil profissional: Antes de investir no mundo do franchising tenha certeza de que possui disciplina, consegue seguir regras e sabe lidar com empreendedorismo restrito. Analisar se possui caráter empreendedor ou empregatício é importante quando a ideia é apostar neste segmento

2ª – Analise as condições estabelecidas pelo franqueador: A segurança do investimento aumenta quando a franquia tem um modelo de negócio formatado e testado por um número considerável de franqueados. Por isso, certifique-se sobre a quantidade de associados e unidades de franquia em funcionamento

3ª – Investigue a reputação da marca no mercado: Tenha cuidado com propostas desconhecidas, já que marcas com pouca representatividade são mais arriscadas. Para conhecer melhor a posição da franquia investigue quais localidades a conhecem e qual é sua posição frente à concorrência. “Quando o assunto é franquia não podemos generalizar dizendo que todas têm o mesmo nível de segurança e vantagens. Existem marcas que ainda não estão consolidadas e o empresário pode não ter o êxito planejado”, diz Gustavo Carrer, consultor do Sebrae-SP

4ª - Pesquise a trajetória da empresa: Uma análise apurada do histórico da franquia ajuda o candidato a identificar se as promessas de suporte oferecidas estão dentro das possibilidades do franqueador

5ª – Não escolha uma franquia apenas por seu valor: Ter identidade com o segmento e a área de atuação escolhidos faz com que o empresário aproveite suas habilidades na gestão do negócio. Além disso, apostar em áreas muito técnicas ou fora do comum pode trazer grandes riscos

6ª – Conheça o relacionamento entre os franqueados: O bom entendimento entre os empresários de uma franquia ajuda na resolução de problemas e na aquisição de representatividade com o franqueador. Outro fator que deve ser considerado é a presença de um conselho atuante, já que em momentos decisivos pode ser a melhor alternativa na busca de uma solução

7ª – Tamanho da franquia não é tudo: Acertar na escolha do negócio não está relacionado ao porte do empreendimento, mas à experiência do candidato e sua gestão. Entretanto, os riscos de começar com um negócio de grande porte para quem nunca empreendeu são maiores. “É possível ter uma franquia pequena e ampliar o número de unidades a partir da experiência adquirida. Tamanho não significa sucesso, já que bons resultados serão obtidos por meio do envolvimento do empresário e de suas estratégias de marketing”, diz Filardi

8ª - Não se engane com números lucrativos: Um dos aspectos que devem ser considerados na análise da lucratividade do negócio é o salário do dono. Se o proprietário trabalhar como um funcionário deve também ser remunerado por suas atividades, além de receber os ganhos da empresa. Identifique se na proposta da franquia é possível obter tais ganhos sem alterar a lucratividade

9ª - Ajuda oferecida ao franqueado: Observe no modelo de negócio oferecido pelo franqueador o tipo de atendimento que receberá – ou não - durante o processo de maturação do negócio. Saiba quais serão os treinamentos oferecidos, duração e valor, caso sejam cobrados

10ª - Espere o negócio maturar: Após escolher e montar a empresa não adianta se desesperar para obter resultados imediatos. Franquia é um negócio que também precisa de tempo de maturação e isso varia nas diferentes áreas.

Fonte: Portal ig

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